Skip to content

DNE Blog

Enem 2023

Notas do Enem 2023 são divulgadas; confira resultado

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.

Este exame é crucial para estudantes que aspiram ingressar em instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas, em todo o Brasil.

As notas do Enem 2023 são fundamentais para a participação em diversos processos seletivos, servindo como critério único ou complementar. Além disso, são essenciais para o acesso a programas governamentais de auxílio educacional. Para acessar o resultado individual, os participantes devem visitar a Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br. – https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem

O Enem é uma porta de entrada para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de programas internacionais como o Enem Portugal.

As inscrições para o Sisu, que oferece 264 mil vagas em 127 instituições de educação superior, serão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro, com base nos resultados do Enem 2023.

É importante destacar que os resultados para os candidatos “treineiros” serão divulgados somente em março, e o espelho da redação estará disponível 90 dias após a divulgação das notas. O MEC enfatiza que as redações são avaliadas com base em cinco competências chave, incluindo domínio da escrita formal e compreensão do tema.

Para quem perdeu a senha de acesso, é possível recuperá-la no site acesso.gov.br, seguindo as instruções para geração de uma nova senha. Este processo é essencial para garantir o acesso às notas e participação nos processos seletivos subsequentes.