Você é fã da Taylor Swift e queria ir ao show dela no Brasil? Então você deve ter ficado frustrado com a situação dos ingressos, que se esgotaram rapidamente e foram parar nas mãos de cambistas que cobram preços absurdos. Mas você sabe que comprar ingresso de cambista é crime e pode te dar muita dor de cabeça?
A cantora americana, que não vem ao Brasil desde 2012, fará cinco shows em novembro no Rio de Janeiro e em São Paulo. A pré-venda na sexta (9) teve ingressos esgotados em minutos, o que se repetiu na venda geral na segunda (12), que teve mais de dois milhões de acessos no site da Tickets For Fun. Nas redes sociais, muitos fãs reclamaram que vários ingressos foram comprados por cambistas, que estão revendendo a preços muito mais altos — o que gerou revolta e muitas críticas à T4F , organizadora do evento.
Como pagar meia entrada no show da Taylor Swift.

Mas o que é um cambista, é crime?
É aquela pessoa que compra ingressos para eventos com a intenção de revendê-los por preços superiores aos da bilheteria oficial. O cambista se aproveita da alta demanda e vende os ingressos por duas, três ou até mais vezes mais caro do que o valor original. Isso é ilegal e pode resultar em multa e prisão de acordo com artigo 2º, IX, da Lei nº 1.521/51.
Comprar ingresso de cambista é crime?
Quem compra ingresso de cambista não pratica crime, mas corre o risco de ser enganado ou prejudicado. O ingresso pode ser falso, cancelado ou bloqueado pela organização do evento. Além disso, o consumidor perde seus direitos em caso de problemas, como cancelamento ou adiamento do show.
Tickets For Fun e os Cambistas – Procon-SP notificou a empresa
A situação dos ingressos para os shows da Taylor Swift foi tão grave que o Procon-SP notificou a T4F sobre o rápido esgotamento dos ingressos e a ação dos cambistas. A empresa tem até esta quinta (15) para responder. A deputada federal Erika Hilton também pediu que o Ministério Público de São Paulo investigasse a ação de cambistas na venda de ingressos do show da artista americana no Brasil. Um promotor de Justiça do Consumidor determinou que as denúncias sejam encaminhadas para a Promotoria de Justiça Criminal2.
Portanto, se você quer ir ao show da Taylor Swift, não compre ingresso de cambista. Além de incentivar uma prática ilegal e abusiva, você pode perder seu dinheiro e ficar sem ver sua ídola. O melhor é esperar por uma nova oportunidade ou tentar comprar pelo site oficial da Tickets For Fun.
Fãs contra cambistas
A pauta virou trending topics no Twitter com diversos fãs comentando e repostando o ocorrido, confira alguns exemplos abaixo:

Carteira de estudante falsa
Além dos golpes de Cambistas que vendem ingressos inflacionados ou até mesmo falsos, existem sites que fornecem a carteirinha de estudante falsa. Porém isso é crime, pois o DNE é um documento de identificação para os estudantes e falsificar um documento se enquadra no artigo 298 do Código Penal.
Esse tema é abordado de forma mais ampla no post sobre carteira de estudante falsa da UBES, e lembre-se que para evitar futuros problemas, basta solicitar o seu DNE, diretamente no site do https://www.documentodoestudante.com.br/
Confira – Como pagar meia entrada no show da Taylor Swift.
Fonte: Infomoney e G1