Skip to content

DNE Blog

Inscrições Enem 2022: inscrições, isenção passo a passo

enem-2022

As inscrições para o Enem 2022 já estão abertas, vigentes entre o período de 10 de maio e 21 de maio, importante se atentar e respeitar o prazo, pois o mesmo não está sujeito a reabertura.

Antes de mais nada, o candidato deve primeiramente se inscrever no portal Enem, confira um rápido passo a passo para sua inscrição no Enem 2022.

Portal Enem

Na página inicial do portal Enem você encontrará o bot “Nanda”, responsável por te recepcionar e lançar um desafio, necessário para prosseguimento do cadastro, que exigirá sua data de nascimento e CPF.

Preencher dados pessoais

Preencher todos os dados solicitados pelo portal Enem, importante que os dados sejam preenchidos, de acordo com a realidade, evitando qualquer transtorno.

Atendimento específico

Área para candidatos que por algum motivo ou circunstância necessitam de uma atenção diferenciada na efetuação do cadastro para o Enem 2022 no portal Enem, estando ao alcance de qualquer um, bastando um clique em “preciso”.

Idioma de preferência

Necessário escolher um idioma entre inglês e espanhol, idioma será aplicado no dia do enem na prova, escolha o que te deixa mais confortável em encarar no Enem.

Ensino médio completo

Preenchimento de informações sobre o ensino médio.

Socioeconômico

Essa etapa contém um questionário socioeconômico, que deve ser respondido, contando com 25 perguntas.

Contato

Necessário número de celular, email e telefone fixo.

Escolha de prova

Enem possuirá tipo convencional impresso e o digital, porém o digital estará disponível apenas para estudantes concluintes do ensino médio neste ano em 2022.

Local do Enem 2022

Escolha  o local e município onde será destinado o seu local de prova para o Enem.

Foto

Foto para finalização de cadastro, com foco no rosto inteiro, evitando qualquer adorno que venha a cobrir ou prejudicar a visualização do seu rosto na foto e colocando-a em formato de JPEG, JPG e PNG.

Inscrição encerrada

Para confirmar e finalizar o processo, basta efetuar o pagamento da taxa, para aqueles que não vão praticar a exceção da mesma. 

Pagamentos pela primeira vez, estarão disponíveis em formato  de pix e cartão de crédito, taxa cobrado no valor de R $85, sujeito a pequeno ajuste caso seja em cartão de crédito.

Agora que sua inscrição está feita, fique atento a algumas dicas.

10  Dicas rápidas Enem 2022

Preparo, estudo e prática em simulados;

Dormir e se alimentar bem antes do Enem;

Conferir o trajeto para o local de prova e sair com antecedência;

Não se afobar em correr para efetuar a prova, existe tempo o suficiente;

Levar água;

Usar tempo de prova para respirar e organizar a ideias se necessário;

Não esqueça de levar o material necessário;

Ler atentamente cada questão e interpretá-las;

Não fugir do tema da redação e seguir as regras impostas ao seu formato;

Confiar em você!

Nota do Enem

Com a nota do Enem, é possível ingressar em universidades públicas através do SISU e conquistar aprovação em vestibulares de universidades privadas.

A nota ficará disponível em um prazo determinado no portal do Inep, na própria página do participante.

Documento Nacional do Estudante

Se você é estudante e vai fazer o Enem em busca de realizar o sonho do ensino superior, prolongando ainda mais seu status de estudante, já tá mais do que na hora de aderir ao DNE, o legítimo Documento Nacional do Estudante.

O DNE é responsável por garantir o direito de meia entrada para estudantes, direito esse disponível em diversas situações, como shows, cinema, teatros e diversos eventos, com a carteira de estudante digital e fisica.
Além de tudo isso, o DNE ainda possui o clube do estudante, oferecendo diversas vantagens e oportunidades para membros do clube, além de cursos que podem dar aquele Up no seu currículo em busca do primeiro emprego.