A epidemia de coronavírus no Brasil têm atrapalhado a vida de todos e exigiu que cada um se adaptasse ao “novo normal”. Dados mais recentes do consórcio de veículos de imprensa (jornalistas que se uniram a fim de ofertar dados reais à população brasileira) divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h do dia 03/08.
O país registrou 572 mortes pela Covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas, chegando ao total de 94.702 óbitos. Em casos confirmados, já são 2.751.665 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia. Além dos dados constantemente atualizados pela imprensa é interessante acompanhar os números que vêm sendo divulgados pelo governo através do site Covid.Saúde.
Apesar das mortes, algumas regiões estão observando uma queda no número de mortos e de infectados. Como é caso dos estados: Espírito Santo, Amazonas, Amapá, Pará, Alagoas, Ceará, Maranhão. Paraíba e Pernambuco.
Entre os estados em estabilidade (número de mortes não caiu nem subiu significativamente) até o dia do estudo (03 de agosto) estão: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe,
Já os estados que estão com os números aumentando são: Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Acre e Tocantins.
Por essa razão alguns estabelecimentos começaram a abrir, em São Paulo por exemplo, foi divulgado que se encontra em uma fase amarela da pandemia, então comércio e shoppings foram abertos. O próximo passo é a reabertura de cinemas por exemplo. Esse artigo é para você entender a situação atual, saber como funcionará as medidas sanitárias em cada estabelecimento e poder, se quiser, frequentar eles da forma mais segura possível.
Cinemas e teatros devem reabrir em São Paulo durante a pandemia de Coronavírus
O Governador do Estado Jão Dória, tinha organizado um Plano São Paulo de retomada. Nele constada que estabelecimentos culturais com público só iriam voltar em cidades que alcançassem a última e mais permissiva fase de retomada, a fase azul (quando as taxas de ocupação da UTI estivesse abaixo de 60%).
O setor cultural foi muito afetado pela pandemia, por isso estão voltando aos poucos e com máxima segurança. No caso de eventos com público de pé só poderão acontecer na fase verde. Para tanto, o evento deverá ter 60% de lotação máxima, com o público distante de 1,5 metro uns dos outros, uso de máscara, compra antecipada, controle de acessoe adoção de protocolos específicos para cada evento.
Uso de máscara
A máscara vem sendo obrigatória para entrada em estabelecimentos como supermercados, padarias, shoppings, lojas de rua, feiras de rua, restaurantes e até mesmo dentro de carros e na rua.
As máscaras de tecido não cirúrgicas estão sendo usadas por muitas pessoas em áreas públicas, A OMS recomenda o uso de máscaras não cirúrgicas em áreas de transmissão generalizada, com capacidade limitada para implementar medidas de controle e especialmente em locais onde o distanciamento físico de pelo menos 1 metro não é possível – como transporte público, lojas ou outros ambientes confinados ou lotados – a OMS aconselha os governos a incentivarem a população em geral a usar máscaras não cirúrgicas de tecido.
A combinação ideal de materiais para máscaras de tecido não-cirúrgicas deve incluir três camadas:
- 1) uma camada mais interna feita de material hidrofílico (por ex., algodão ou misturas de algodão);
- 2) uma camada mais externa feita de material hidrofóbico (por ex., polipropileno, poliéster ou misturas desses materiais), para limitar a contaminação externa por penetração até o nariz e a boca do usuário;
- 3) uma camada intermediária hidrofóbica feita de material sintético não tecido, como polipropileno, ou uma camada de algodão, para melhorar a filtração ou reter gotículas.
O uso das máscaras será unânime para todos os funcionários. É muito importante que o público também a utilize em todas as áreas do cinema.
Equipes monitoradas nos cinemas
A temperatura de cada colaborador será medida diariamente e caso um colaborador apresente qualquer sintoma, será afastado imediatamente e encaminhado à assistência médica.
Distanciamento nos cinemas
Todas as filas do cinema estarão sinalizadas com o distanciamento indicado pelas autoridades de saúde. A população deverá manter a distância segura nas filas e não mudar de lugar. Os lugares vazios garantem o distanciamento.
Limpeza dos cinemas
As salas de cinema serão higienizadas antes e depois de cada sessão, inclusive poltronas, porta-copos, corrimãos etc.
Cuidados
Além do uso obrigatório de máscara os cinemas deixarão álcool em gel 70%, disponível nas áreas de circulação dos cinemas. É recomendado que você higienize suas mãos ao manusear dinheiro, cartões ou qualquer outro item.
Compre com segurança
Prefira comprar seus ingressos e sua pipoca pela internet, no site ou aplicativo. É fácil, rápido e seguro.
Participantes do movimento Juntos Pelo Cinema
As medidas de segurança e higiene foram divulgadas pelo JuntosPeloCinema e conta com a participação de:
EXIBIDORES
Arcoiris Cinemas Centercine Centerplex Cine 9 de abril Cine A Cine Araujo CineArt Cine Arte Cine Arte Pajuçara Cine Avenida Cine Cambui Cine Cavalieri Cine Ferry Boat Cine Lumine Cine Milani Cine Roxy Cine RT Cine São Jose Cine Sétima Arte Cine Star Cine Teatro Cine Vip Cinea Cineflix Cineitaim Cinema Teresina CineMagic Cinemar Cinemark Cinemaxs Cinemaxx CinePlus Cinépolis CinePop Cinesercla CineShow Cinesul Cinesystem CineXin CineXV Circuito Cinemas Circuito SalaDeArte Costa Dourada Esmeralda Estação GNC Gracher Gran Cine Bardô Grupo Casal GrupoCine Guedes IMAX Palladium Imperator Vila Nova Imperial Imperial Lapa Itaú Cinemas Kinoplex Lumiere Lumine MaxiMovie Moviecom Moviemax Moviplex Multicine Cinemas Orient Playarte Cinemas Ponto cine Reserva Cultural Topazio Cinemas TopCinePlex UCI Cinemas Laser Cinemas Cine Jales Cine Passeio
DISTRIBUIDORAS
California Filmes Disney Diamond Filmes Downtown Filmes Elo Company Galeria H2O Imagem Filmes Imovision Lança Filmes O2 Play Paramount Pictures Paris Filmes Sony Pictures Universal Pictures Vitrine Filmes Warner Bros
FORNECEDORES
Abraplex Adoro Cinema AGA Atomica Bitelli Boca Boca Calçadão Cinecolor Comscore DPMais Equinox Espaço/Z Essenza ETC Feldservice Fernanda Ribas Produções Feneec Festival FLIX Media Ingresso.com Itaim Paulista Launion Agency Levera Livre Markka MPA Omelete Palavra Paris Pós PreShow Primeiro Plano RG Santa Cruz Santa Helena Social Tailors Tanto Produções Tatuí Filmes Telecine TZM Tonks Vera Cruz Velox Tickets Vibezz VGI Agentes VMLY&R
PRODUTORAS
A Fábrica Bravura Biônica Filmes Camisa Listrada Gávea Filmes Glaz Globo Filmes Media Bridge Melodrama Morena Filmes Moonshot Pictures Paris Entretenimento Popcon Raccord
Plano São Paulo – fase vermelha
Fase de contaminação com liberação apenas para serviços essenciais como hospitalares e alimentícios, por exemplo.
Fase Laranja
Fase de atenção com eventuais liberações. Atividade com atendimento presencial liberadas: shoppings, galerias, comércio e serviços. Devem funcionar com capacidade limite de 20%. Com horário reduzido de 4h seguidas todos os dias da semana ou 6 horas seguidas em 4 dias da semana (desde que suspenso o atendimento presencial nos outros 3 dias). Proibição de praças de alimentação e obrigatoriedade de adoção dos protocolos padrões e setoriais.
Fase Amarela
Fase controlada, com maior liberação de atividades. Capacidade máxima permitida de 40%. Horário reduzido para 6 horas por dia. Permitido praças de alimentação ao ar livre ou arejadas e necessária adoção dos protocolos padrões e setoriais. A partir da fase amarela são permitidos a abertura de: bares, restaures e similares (consumo local), salões de beleza e barbearias, academia e centros de ginástica, eventos, convenções e atividades culturais. Porem eventos que gerem aglomerações como shows, por exemplo, não tem previsão de volta em nenhuma das fases do Plano São Paulo – por enquanto.
Na fase amarela o consumo local deve funcionar apenas até as 17h podendo funcionar até 22h se a região estiver ao menos 14 dias seguidos na fase amarela. No caso de academias deverá funcionar com agendamento prévio e hora marcada, permissão apenas de aulas e práticas individuais, aulas e práticas em grupo são suspensas. No setor de eventos e atividades culturais também devem ter os seguintes cuidados adicionais: controle de acesso; vendas apenas online, hora marcada e assentos marcados, assentos e filas com distanciamento mínimo e por fim, proibição de atividades com público em pé.
Fase Verde
Fase decrescente, com menores restrições. Capacidade 60% limitada e adoção dos protocolos padrões e setoriais. Nessa fase, atividades culturais e eventos deve ter obrigação do controle de acesso com venda apenas online e hora marcada; também deve ter fila com espaços demarcados e distanciamento mínimo.
Faculdade e Escolas: previsão de volta às aulas
A preocupação principal quando se fala em ensino superior, são as aulas práticas em aréas como da saúde, por exemplo. Esses cursos são os mais propensos a retomar as aulas em 2020. Mas universidades como a USP já declararam que acham difícil voltar com as aulas ainda este ano. Mas, para isso, a cidade deverá estar há 14 dias na fase amarela, que é de maior flexibilidade, e as instituições deverão seguir os protocolos de distanciamento e higiene. Nessa etapa, só poderão voltar 35% dos alunos.
“Se 35% não cobre todos os estudantes que precisam estar no laboratório, a universidade, a instituição de ensino deverá priorizar aqueles que estão mais próximos da formação final”, argumentou o secretário estadual de educação, Rossieli Soares.
As instituições que planejam a volta as aulas estão tomando medidas sanitárias e de segurança.
“Vamos fazer isso de forma escalonada, dividindo os alunos em grupos pequenos e esses alunos passarão por todas as medidas preventivas”, explicou José Eduardo Dolce, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Principais recomendações para a reabertura das escolas
Retomada gradual e ensino híbrido: Tanto as escolas públicas quanto as escolas particulares preveem a manutenção do ensino remoto após a volta das atividades presenciais –o chamado ensino híbrido–, como forma de evitar aglomerações nas salas de aula e para atender os alunos que ficarem em casa
Distanciamento social: organização das salas de aula para que alunos e professores mantenham distância de 1 m entre si o tempo todo. Cancelamento de atividades em grupo e de saída das salas nos recreios
Uso de máscaras e controle de temperatura: controlar o uso e a troca de máscaras, bem como aferir a temperatura logo na entrada da escola
Estações de higiene: disponibilização de lavatórios próximos à entrada das escolas e de dispensadores com álcool em gel em pontos de maior circulação; tapetes com solução higienizadora para limpeza dos calçados antes de entrar na escola
Higienização e desinfecção dos espaços: limpeza frequente dos ambientes e de acessos como maçanetas das portas
Quais medidas contra o Corona outros países estão tomando?
Os benefícios da Meia-Entrada e Meia-Tarifa
O benefício da Meia-Entrada estudantil é regulamentado pela lei 12.933. Nela consta que para ter o benefício da meia-entrada estudantil assegurado, você deve ter o Documento Nacional do Estudante (DNE). Ele é original das entidades estudantis nacionais UNE, UBES e ANPG. A meia-tarifa também é um direito seu, você deve poder pagar meia-passagem em Ônibus, Metrôs, Trens e demais veículos de transporte do seu município. Se você é de São Paulo pode garantir seu Bilhete de Estudante junto do DNE no mesmo cartão enviado para sua casa. Assim você evita aglomerações e tem seu direito garantido.
Fontes:
Assessoria de Imprensa Brasil