Skip to content

DNE Blog

Conheça o ID Jovem – mais um benefício para você!

id jovem

Também conhecido como Identidade Jovem é um documento destinado aos jovens de baixa renda que tenham de 15 a 29 anos.

Entre os benefícios ofertados pelo programa está a meia-entrada em eventos artísticos-culturais e esportivos como jogos de futebol. Como também, o acesso a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

São milhões de brasileiros que têm cobertura do programa e que, com o ID Jovem tem maior acesso aos seus direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013 Para ter o ID Jovem é necessário uma rápida emissão que é totalmente online. Veja como é fácil.

5 Passos rápidos para ter seu ID Jovem 2.0

  • Acessar o site https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem ou baixe o aplicativo ID Jovem 2.0
  • Preencher com os dados requisitados: número NIS, nome da mãe, telefone, seu nome completo, data de nascimento e e-mail.
  • Inserir uma foto para constar no documento ID Jovem 2.0
  • Depois de tudo confirmado, caso não haja erros em seu cadastro, será gerado sua ID jovem com QR-Code com código de identificação, data de validade e dados do titular;
  • Por fim, basta clicar na imagem de seu cartão e, caso esteja pelo computador e queira imprimi-lo você também pode fazer isso e ter seu cartão físico além do virtual.

No entanto, alguns pré requisitos devem ser observados, são eles:

  • O jovem deve estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
  • A renda mensal total da família do jovem deve se de até dois salários mínimos.
  • Saber o NIS: Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.
  • Também é necessário ter as informações cadastrais do CadÚnico atualizadas nos últimos 24 meses.

Sua meia-entrada é garantida com o ID Estudantil, e ainda, com o ID Jovem você pode ter sua carteira de estudante digital gratuitamente. Se você possui ID Jovem você pode fazer o Documento do Estudante gratuitamente.

Para isso basta fazer o cadastro no site documentodoestudante.com.br , não efetuar o pagamento, enviar para o [email protected] o número da solicitação e a imagem do ID Jovem e aguardar resposta da DNE para seguir com a solicitação gratuita