O bilhete único estudantil SPTrans pode ser pago com cartão de crédito ou com boleto bancário. No caso de boleto, a compensação bancária pode demorar até 5 dias úteis, o que acaba aumentando o tempo de espera do seu BUE – SPTrans. Mas se você puder esperar a entrega pode pagar com o boleto a vontade!
o Bilhete único estudantil pode ser usado nos ônibus, micro-ônibus, trens do Metrô e da CPTM, e terminais e estações de transferência do Expresso Tiradentes, pagando 50% do valor da tarifa. Estudantes da cidade e região metropolitana de São Paulo podem ter o bilhete único que lhe dá o benefício da meia-entrada ou da gratuidade.
SPTrans Estudante Cadastro
Se você é estudante e ainda não tem seu cadastro na sptrans, deve solicitar o cadastro através do site Bilhete Único Estudante, preencher com os dados solicitados e fazer o upload dos documentos seguintes:
- foto (pode ser uma selfie bem estilosa, só precisamos que não tenha acessórios cobrindo o rosto, como óculos de sol por exemplo).
- comprovante de matrícula
- documento pessoal como RG, CNH, RNE ou passaporte
O bilhete único estudantil pode ser pago por boleto e também por cartão de crédito. Após a compensação bancária, que no caso do cartão pode demorar até 48h (em dias úteis) e boleto até 4 dias, emitimos um Documento do Estudante provisório. Ele é digital e tem duração de 1 mês e pode ser usado apenas para compra da meia entrada. Em até 30 dias corridos você recebe em sua residência o bilhete único estudante sptrans e então pode recarregá-lo e começar a usar.
Passe Livre Estudante
O passe livre consiste na gratuidade do transporte público para alunos que sejam de escola pública (com algumas exceções que veremos adiante) e alunos comprovadamente de baixa renda.
São aceitos para o passe livre, estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizantes. Tendo portanto direito automático ao passe livre da sptrans pela simples presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.
Estudantes participantes dos Programas Governamentais: PROUNI, FIES, Escola da Família e Cotas Sociais também têm direito ao passe livre. Tendo dessa forma direito automático uma vez que a instituição de ensino envia os dados do aluno e a informação de que este se enquadra em um dos programas de bolsa financiamento previstos.
Passe livre para estudantes de ensino superior
Já estudantes de ensino superior e tecnológicos são contemplados mediante autodeclaração de “Baixa Renda” com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional, número do CadÚnico, e também presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.
Alunos que não tem direito ao passe livre
Estudantes de cursos PRONATEC ministrados pelo SENAC, SENAI, SENAT, SESI, SESC, SENAR não tem direito à gratuidade nem a meia passagem. Isso porque o governo federal concede ajuda de custo para o transporte do aluno.
Alunos bolsistas que frequentam cursos de ensino fundamental e médio em instituições de ensino da rede particular, e que possuem os requisitos gerais, tem direito apenas ao benefício da meia passagem. Por fim, estudantes que não se enquadrem em nenhum dos requisito acima e que atendem aos requisitos gerais, permanecem com direito à meia passagem.
Já a meia-passagem é destinada a todos os alunos independente de sua renda. Mas para tanto devem estar matriculados em cursos reconhecidos e fiscalizados pelas entidades competentes. Além disso a instituição de ensino frequentada pelo estudante deverá estar localizada a uma distância não inferior a 1 quilômetro da residência do aluno.
Tire todas as suas dúvidas lendo o artigo: SPTrans – um guia completo