Skip to content

DNE Blog

ATUALIZADO A lei da meia-entrada para Estudantes – como funciona

duvida meia entrada

Se você é estudante, você tem um benefício previsto pela lei da meia-entrada. A partir de 2001 a meia-entrada para estudantes, em outras palavras, o direito a pagar metade do ingresso, era prevista por leis estaduais e por uma medida provisória criada. O cenário era totalmente confuso porque ninguém sabia direito como funcionava para ter a meia entrada, e, sem uma regulamentação, as fraudes eram inevitáveis. Por isso, surgiu em 2013 a Lei 12.933 que transforma a “carteirinha de estudante” em documento do estudante.

A Lei da Meia-Entrada surgiu com o intuito de acabar com a falsificação das carteirinhas, e com isso diminuir os preços dos ingressos de eventos – lembra que eles aumentaram por causa das pessoas que queriam se aproveitar da situação?

Os ingressos vinham sendo cobrados quase o mesmo preço da entrada inteira por causa do alto índice de carteiras falsificadas. Na prática, qualquer papel poderia ser válido para a obtenção do direito à meia-entrada para estudantes. Isso fazia com que todas as pessoas pagassem meia e os preços consequentemente, aumentassem.

Sua meia-entrada é garantida com o ID Estudantil, e ainda, com o ID Jovem você pode ter sua carteira de estudante digital gratuitamente. Se você possui ID Jovem você pode fazer o Documento do Estudante gratuitamente.
Para isso basta fazer o cadastro no site documentodoestudante.com.br , não efetuar o pagamento, enviar para o [email protected] o número da solicitação e a imagem do ID Jovem e aguardar resposta da DNE para seguir com a solicitação gratuita

Como funciona a Carteira do Estudante

Visando acabar com todos estes problemas, a lei e, também, um documento foram criados. A Carteira de Identificação Estudantil (CIE) é reconhecida em todo o território brasileiro e só é aceita se estiver dentro dos padrões previstos em lei. Nossa carteira de estudante é justamente o documento que atende à todas as exigências e que está previsto na própria Lei da Meia-Entrada.

Você corre algum risco se adquirir uma Carteira de Estudante falsa?

A carteira de estudante é um documento. Como todo documento, sua deturpação constitui crime de falsidade ideológica e até mesmo de estelionato. Esse crime pode levar a pessoa à pena de dois a cinco anos de prisão mais multa.

Como solicitar minha carteirinha?

Nosso documento do estudante é oficial e válido no Brasil inteiro. Também é o único padronizado pelas entidades estudantis UNE, UBES e ANPG.

Carteira de Estudante 2019

A partir de janeiro de 2019 a Carteira de Estudante tem uma nova identidade visual, mais moderna e jovem. Ao pedir a Carteira de Estudante 2019, sua validade é até março de 2020. Ela conta com ainda mais tecnologias de segurança e garante o direito do estudante à meia-entrada.

Para mais informações acesse: Meia-Entrada Estudantil