Skip to content

DNE Blog

Carteira Nacional de Estudante | DNE

foto-carteira-de-estudante
Você sabe qual o único jeito de comprar meia-entrada estudantil? Pois é com orgulho que podemos te afirmar: meia-entrada é só com a nossa Carteira Nacional de Estudante. Dica: você pode clicar no que quer ler para ir direto no conteúdo desejado.
  1. Carteira padrão nacional!
  2. Entenda o que é ICP-Brasil
  3. Como identificar a carteira nacional oficial
  4. Carteira de Estudante 2020
Ela é padrão nacional, reconhecida em todo o território brasileiro e ainda prescrita na lei da Meia-Entrada. O nome oficial da nossa carteira de estudante é Carteira de Identificação Estudantil (CIE) e deve ser regulamentada conforme consta no Art. 2º da Lei da Meia-Entrada:
Terão direito ao benefício os estudantes regularmente matriculados nos níveis e modalidades de educação e ensino previstos no Título V da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que comprovem sua condição de discente, mediante a apresentação, no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local de realização do evento, da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelas entidades estaduais e municipais filiadas àquelas, pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e pelos Centros e Diretórios Acadêmicos, com prazo de validade renovável a cada ano, conforme modelo único nacionalmente padronizado e publicamente disponibilizado pelas entidades nacionais antes referidas e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com certificação digital deste, podendo a carteira de identificação estudantil ter 50% (cinquenta por cento) de características locais.

Carteira padrão nacional!

Algo essencial na carteira de estudante  é o certificado de atributo padrão ICP-Brasil. Ele é acessado facilmente por meio do QR-Code contido na carteirinha. É um documento seguro e especialmente feito para que o estudante possa comprar meia-entrada.

Entenda o que é ICP-Brasil

ICP é a sigla brasileira para PKI – Public Key Infrastructure (Infraestrutura de Chaves Públicas)  e foi criada  partir da Medida Provisória 2200-2 de 2001, e oficializada pelo Decreto 3996 de 2001, bem como pela Lei 11419 de 2006. Também é conhecida como Sistema Nacional de Certificação digital. É uma estrutura composta de um ou mais certificadores denominados de Autoridades Certificadoras – AC que, através de um conjunto de técnicas e procedimentos de suporte a um sistema criptográfico baseando-se em certificados digitais, consegue assegurar a identidade de um usuário de mídia eletrônica ou assegurar a autenticidade de um documento suportado ou conservado em mídia eletrônica.

carteira-de-estudante

“Como identificar a carteira nacional oficial

Ela deve conter o QR-Code, selo das entidades estudantis citadas na lei e outros elementos como:
  • Trama anti scanner
  • Microletras
Toda carteira DNE também deve ter obrigatoriamente os seguintes dados do aluno:
  • Foto do aluno
  • Nome completo
  • Número de RG e CPF impressos na carteirinha
  • Data de nascimento
  • Nome do curso e da instituição de ensino
A carteira nacional de estudante também conta com instrumentos adicionais de conferência digital para impedir falsificações:
  • Certificação Digital padrão ICP Brasil
  • Microletras
  • Tramas de Segurança
  • QR-Code
  • Código de Uso

Carteira de Estudante 2020

Carteira Nacional de Estudante 2020 tem uma nova identidade visual que estréia em janeiro – afinal, ano novo, carteirinha nova! Ela está mais moderna e jovem e conta com ainda mais tecnologias de segurança que garantem o direito do estudante à meia-entrada. Ao pedir a Carteira de Estudante 2020, sua validade é até março de 2021. Solicite agora mesmo a sua Carteira de Estudante e comece a economizar em todos os shows, cinemas e demais eventos!